Impacto da ascensão chinesa sobre os países latino-americanos

v. 35 n. 1 (2015)

Jan-Mar / 2015
Publicado em janeiro 1, 2015
PDF-Portuguese
PDF-Portuguese

Como Citar

Aguiar de Medeiros, Carlos, e Maria Rita Vital Paganini Cintra. 2015. “Impacto Da ascensão Chinesa Sobre Os países Latino-Americanos”. Brazilian Journal of Political Economy 35 (1):28-42. https://bjpe.org.br/repojs/index.php/journal/article/view/212.

Impacto da ascensão chinesa sobre os países latino-americanos

Carlos Aguiar de Medeiros
Professor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisador do CNPQ.
Maria Rita Vital Paganini Cintra
Mestre em Economia Política Internacional, Programa de Pós -Graduação em Economia Política Internacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Brazilian Journal of Political Economy, v. 35 n. 1 (2015), Jan-Mar / 2015, Pages 28-42

Resumo

Analisamos neste artigo a expansão das relações econômicas entre a China e os países da América Latina (AL) na última década. O grande processo de urbanização chinesa foi o principal impulsionador das exportações de commodities da AL e a China se tornou o maior mercado para exportação e grande fornecedor de manufaturas para muitos países da AL, e sua contribuição para o investimento e o crédito também aumentou. Nesse processo de reestruturação da divisão internacional do trabalho, consideramos dois efeitos diferentes, um “efeito demanda” e um “efeito estrutura” e investigamos como a complementaridade e as pressões competitivas afetavam o comércio na região e na AL, de acordo com seus diferentes padrões e estrutura produtiva.

Classificação JEL: O1; O5; F1; F4; F6.


Palavras-chave: China América Latina Padrões de comércio complementaridade concorrência comércio