Apropriação, crenças e inculcação: algumas outras conexões entre o pragmatismo americano e o consumidor conspícuo de Veblen
Resumo
Thorstein Veblen foi um dos fundadores da economia institucional original.
O primeiro livro de Veblen, The Theory of the Leisure Class (1899), apresentou aos
economistas uma perspectiva interdisciplinar para compreender a tomada de decisão dos
consumidores. Essa perspectiva dependia da natureza processual dos instintos, hábitos e
instituições. As ideias de Veblen sobre o comportamento humano não eram completamente
originais e foi amplamente reconhecido que alguns de seus insights claramente fazem
referência aos ensinamentos da escola americana de filosofia pragmática. Diante disso,
nosso estudo oferece uma interpretação das ideias de Veblen sobre o comportamento do
consumidor por meio dos pontos de vista dos principais pensadores da escola pragmática
de sua época. Este estudo explora alguns temas importantes dentro do pragmatismo, como
o conceito de apropriação de William James, a compreensão de Charles Peirce sobre a
crença e o impulso social e as ideias de John Dewey sobre socialização e a inculcamento
de hábitos. Com base nessas referências, buscamos gerar novos insights sobre a perspectiva
de Veblen em relação a tomada de decisão dos consumidores em termos mais amplos e, ao
mesmo tempo, preservar suas principais referências filosóficas.
Classificação JEL: B15; B52.
Palavras-chave: Thorstein Veblen consumo conspícuo pragmatismo filosofia pragmática economia institucional