Democracia consolidada e tamanho do Estado

v. 34 n. 1 (2014)

Jan-Mar / 2014
Publicado em janeiro 1, 2014
PDF-Portuguese
PDF-Portuguese

Como Citar

Scudeler Salto, Felipe. 2014. “Democracia Consolidada E Tamanho Do Estado”. Brazilian Journal of Political Economy 34 (1):61-71. https://bjpe.org.br/repojs/index.php/journal/article/view/260.

Democracia consolidada e tamanho do Estado

Felipe Scudeler Salto
Bacharel em Economia pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (EESP/ FGV-SP) e mestre em Administração Pública e Governo pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (EAESP/FGV-SP).
Brazilian Journal of Political Economy, v. 34 n. 1 (2014), Jan-Mar / 2014, Pages 61-71

Resumo

O senso comum sugere que as democracias mais consolidadas e as economias avançadas tendem a ser mais eficientes e a produzir estados menores. O que é observado na prática, no entanto, é uma correlação positiva entre "consolidação democrática" e "carga tributária" (como proxy do "tamanho do governo"). Essa constatação, embora não expresse qualquer relação causal entre as duas variáveis, é uma evidência de que um Estado mais republicano e democrático, como definido em Bresser-Pereira, deve ser capaz de fornecer, de maneira efetiva e eficiente, serviços públicos mais amplos com melhor qualidade. Isto é, nas democracias consolidadas, o Estado não deve ser pequeno.

Classificação JEL: H10; H11; O43.


Palavras-chave: consolidação democrática estado-nação desenvolvimento econômico revolução capitalista política tamanho do governo carga tributária