Taxa de câmbio, exportações e crescimento: uma investigação sobre a hipótese de doença holandesa no Brasil

v. 33 n. 1 (2013)

Jan-Mar / 2013
Publicado em janeiro 1, 2013
PDF-Portuguese
PDF-Portuguese

Como Citar

Polline Veríssimo, Michele, e Clesio Lourenço Xavier. 2013. “Taxa De câmbio, exportações E Crescimento: Uma investigação Sobre a hipótese De doença Holandesa No Brasil”. Brazilian Journal of Political Economy 33 (1):82-101. https://bjpe.org.br/repojs/index.php/journal/article/view/302.

Taxa de câmbio, exportações e crescimento: uma investigação sobre a hipótese de doença holandesa no Brasil

Michele Polline Veríssimo
Professora do Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia (IEUFU).
Clesio Lourenço Xavier
Professor do Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlância (IEUFU), Pesquisador e Bolsista de Produtividade do CNPq.
Brazilian Journal of Political Economy, v. 33 n. 1 (2013), Jan-Mar / 2013, Pages 82-101

Resumo

Este artigo investiga a hipótese da doença holandesa no Brasil pela existência de uma relação negativa entre as exportações de commodities e a taxa de câmbio real e os efeitos da especialização em exportação de commodities no crescimento econômico brasileiro de 1999 a 2010, com base no modelo VAR. As evidências sugeriram uma importância expressiva das exportações de commodities na explicação das mudanças reais da taxa de câmbio. Além disso, os choques nas exportações de commodities foram relevantes para explicar as mudanças na taxa de crescimento econômico brasileiro, o que apóia a “maldição” da literatura sobre recursos naturais.

Classificação JEL: F37; F17; O24.


Palavras-chave: exportações commodities taxa de câmbio crescimento Brasil