Projetos de educação e desenvolvimento no Brasil (1932-2004): uma perspectiva da economia política

v. 33 n. 1 (2013)

Jan-Mar / 2013
Publicado em janeiro 1, 2013
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Como Citar

Stuhlberger Wjuniski, Bernardo. 2013. “Projetos De educação E Desenvolvimento No Brasil (1932-2004): Uma Perspectiva Da Economia política”. Brazilian Journal of Political Economy 33 (1):146-65. https://bjpe.org.br/repojs/index.php/journal/article/view/305.

Projetos de educação e desenvolvimento no Brasil (1932-2004): uma perspectiva da economia política

Bernardo Stuhlberger Wjuniski
São Paulo School of Economics — Getulio Vargas Foundation (EESP-FGV).
Brazilian Journal of Political Economy, v. 33 n. 1 (2013), Jan-Mar / 2013, Pages 146-165

Resumo

Este artigo discute a história de longo prazo das políticas de educação no Brasil. Sugere-se que a principal razão do atraso educacional tenha sido a existência de fortes interesses políticos sobre a educação. Defende-se também que esses interesses possam ser observados empiricamente na alocação de recursos públicos entre os diferentes níveis de educação, com escolhas políticas favorecendo grupos específicos da sociedade. Não se tratava de falta de investimento em educação, mas de alocação inadequada de recursos. Esse padrão de políticas de base política criou uma forte dependência negativa da má alocação de recursos na educação no Brasil, particularmente com um subinvestimento significativo no ensino médio.

Classificação JEL: N36; O15.


Palavras-chave: educação interesses políticos gastos públicos