Os efeitos da crise econômica global na América Latina

v. 31 n. 2 (2011)

Abr-Jun / 2011
Publicado em abril 1, 2011
PDF-English (English)
PDF-English (English)

Como Citar

Guillén, Arturo. 2011. “Os Efeitos Da Crise econômica Global Na América Latina”. Brazilian Journal of Political Economy 31 (2):187-202. https://bjpe.org.br/repojs/index.php/journal/article/view/398.

Os efeitos da crise econômica global na América Latina

Arturo Guillén
Full professor and researcher at the Economic Department of the Universidad Autónoma Metropolitana, Iztapalapa campus, Mexico City. Head, at the same university, of the Post graduate Program in Social Studies, Social Economics Area.
Brazilian Journal of Political Economy, v. 31 n. 2 (2011), Abr-Jun / 2011, Pages 187-202

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a atual fase da crise global e a forma como ela se manifesta na América Latina. A crise global é a crise capitalista mais importante desde a Segunda Guerra Mundial. É um novo tipo de crise de deflação da dívida, destacando os limites do regime de acumulação dominado pelas finanças e caracterizado pela securitização. Os países da América Latina não estão imunes à crise global. Como estabelece limites à globalização, fica clara a impossibilidade de manter a acumulação orientada para a exportação sustentada por políticas monetárias e fiscais restritivas. Desta vez, não haverá saída nos mercados externos para nenhum país. Esse fato os forçará a reestruturar os sistemas produtivos e buscar uma saída nos mercados domésticos e nos espaços regionais de integração.

Classificação JEL: E32.


Palavras-chave: crise global América Latina deflação` recessão financialização