Weber e Schumpeter: a ação econômica do empreendedor

v. 30 n. 2 (2010)

Abr-Jun / 2010
Publicado em abril 1, 2010
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Como Citar

Martes, Ana Cristina Braga. 2010. “Weber E Schumpeter: A ação econômica Do Empreendedor”. Brazilian Journal of Political Economy 30 (2):254-70. https://bjpe.org.br/repojs/index.php/journal/article/view/441.

Weber e Schumpeter: a ação econômica do empreendedor

Ana Cristina Braga Martes
Doutora em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, é Professora Adjunta do Departamento de Gestão Pública da Escola de Administração de Empresas de São Paulo.
Brazilian Journal of Political Economy, v. 30 n. 2 (2010), Abr-Jun / 2010, Pages 254-270

Resumo

Existe alguma especificidade a ser levantada nas relações estabelecidas entre empresários e instituições? Recentemente, o termo empreendedorismo está sendo amplamente empregado. Empreender não é mais uma atividade restrita ao setor privado, mas também ao Terceiro Setor e à Administração Pública. Ele não apenas circunscreve o espaço da inovação, mas também das mudanças de adaptação. Nesse sentido, esse conceito elástico corre o risco de perder consistência. Parece adequado, portanto, resgatar o significado que muitos autores, considerados clássicos nas ciências sociais, atribuíram ao assunto, mostrar que, embora profundas transformações socioeconômicas tenham ocorrido desde que Schumpeter escreveu a Teoria do Desenvolvimento Econômico, ainda é necessário. enfatizar uma dimensão básica da ação empreendedora: resistência e conflito institucional.

Classificação JEL: A14.


Palavras-chave: inovação empresarial sociologia econômica conflito institucional