O estado pastor e os incentivos tributários no setor automotivo

v. 37 n. 2 (2017)

Abr-Jun / 2017
Publicado em fevereiro 26, 2020
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Como Citar

G. Schapiro, Mario. 2017. “O Estado Pastor E Os Incentivos tributários No Setor Automotivo”. Brazilian Journal of Political Economy 37 (2):437-55. https://doi.org/10.1590/0101-31572017v37n02a10.

O estado pastor e os incentivos tributários no setor automotivo

Mario G. Schapiro
É professor em regime de tempo integral na FGV Direito SP.
Brazilian Journal of Political Economy, v. 37 n. 2 (2017), Abr-Jun / 2017, Pages 437-455

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de descrever os incentivos tributários que foram implementados nas últimas décadas com vistas a promover a competitividade do setor automotivo. Além disso, pretende qualificar o papel que o Estado tem desempenhado neste segmento. Baseado na literatura de regulação econômica e de economia política, o trabalho sugere que as políticas tributárias adotadas para o setor têm conformado mais um Estado “pastor” do que um Estado “parteiro”. Isto é, os incentivos tributários têm se orientado para corrigir falhas sistêmicas e assim proteger um segmento já estabelecido e não propriamente para estimular a formação de novascompetências econômicas.

Classificação JEL: K23; K34; K52; L62; O25; P16.


Palavras-chave: Incentivos tributários setor automotivo Estado regulação desenvolvimento econômico política industrial OMC.