Brasil: O custo do atraso no equacionamento da questão fiscal

v. 37 n. 4 (2017)

Out-Dez / 2017
Publicado em fevereiro 26, 2020
PDF-Portuguese
PDF-Portuguese

Como Citar

Penha Cysne, Rubens, e Carlos Thadeu de Freitas Gomes. 2017. “Brasil: O Custo Do Atraso No Equacionamento Da questão Fiscal: Brazil: The Cost of Delaying Fiscal Consolidation”. Brazilian Journal of Political Economy 37 (4):704-18. https://doi.org/10.1590/0101-31572017v37n04a03.

Brasil: O custo do atraso no equacionamento da questão fiscal

Brazil: The cost of delaying fiscal consolidation

Rubens Penha Cysne
Professor da FGV/EPGE – Escola Brasileira de Economia e Finanças da Fundação Getulio Vargas.
Carlos Thadeu de Freitas Gomes
Economista Chefe da Confederação Nacional do Comércio (CNC).
Brazilian Journal of Political Economy, v. 37 n. 4 (2017), Out-Dez / 2017, Pages 704-718

Resumo

Na situação atual do Brasil, a relação entre a dívida pública e o PIB se eleva não apenas devido à diferença fortemente positiva entre o juro real e o crescimento do produto, mas também devido a um superávit primário negativo e elevado. Isto posto, o ajuste necessário para trazer a relação dívida líquida/PIB a uma condição de sustentabilidade de longo prazo se torna cada dia mais difícil, em função do crescimento da dívida. Este trabalho explicita a metodologia e calcula, para diferentes cenários, trimestre a trimestre, até o prazo de dois anos e meio contados a partir de junho de 2016, o custo de se atrasar o ajuste fiscal. Tal custo se mede pela redução do déficit primário adicional àquela que precisaria ser feita, caso o ajuste tivesse se dado em meados de 2016. Dependendo do cenário e se a dívida considerada é a bruta ou a líquida, o custo de um ano de atraso pode variar entre 0,14% e 0,67% do PIB. O custo anual pode ainda se situar acima de 0,67% do PIB se, a partir de meados de 2016, o juro real médio periódico superar 6,6% ao ano, e/ou o produto crescer abaixo de -1,6% ao ano.

Classificação JEL: E60; E62; E65; H63; H68.

 


Palavras-chave: Economia brasileira ajuste fiscal déficit fiscal superávit primário solvência da dívida sustentabilidade da dívida.