O conceito de potência emergente na hierarquia política e econômica international

v. 36 n. 1 (2016)

Jan-Mar / 2016
Publicado em março 1, 2020
PDF-English (English)
PDF-English (English)

Como Citar

Dutra Fonseca, Pedro Cezar, Lucas de Oliveira Paes, e André Moreira Cunha. 2016. “O Conceito De Potência Emergente Na Hierarquia política E econômica International”. Brazilian Journal of Political Economy 36 (1):46-69. https://doi.org/10.1590/0101-31572016v36n01a04.

O conceito de potência emergente na hierarquia política e econômica international

Pedro Cezar Dutra Fonseca
Professor titular do Departamento de Economia e Relações Internacionais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS – Brasil.
Lucas de Oliveira Paes
Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Bolsista da CAPES, Porto Alegre, RS – Brasil.
André Moreira Cunha
Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS – Brasil e Pesquisador do CNPq.
Brazilian Journal of Political Economy, v. 36 n. 1 (2016), Jan-Mar / 2016, Pages 46-69

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar o conceito de potências emergentes criado para a compreensão dos assuntos internacionais. O trabalho observa que o emprego do léxico emergentes - em relação aos mercados, países ou poderes - como qualificador para uma gama de fenômenos de relações internacionais tornou-se parte integrante da questão. Apesar disso, a denotação empírica do predicado está à frente da quantidade de esforços em sua contextualização teórica. Nossa hipótese metodológica é que a negação racional dos conceitos predominantes espectroconotativo, reconhecendo a sabedoria incorporada sobre fenômenos cognatos sintetiza um quadro teórico sobre a sua utilização precisa.

Classification JEL: F5; F53; F6.


Palavras-chave: potências emergentes potências regionais potências médias pemiperiferia