Reflexões sobre o método em Keynes

v. 36 n. 1 (2016)

Jan-Mar / 2016
Publicado em março 1, 2020
PDF-Portuguese
PDF-Portuguese

Como Citar

Ferrari Filho, Fernando, e Fábio Henrique Bittes Terra. 2016. “Reflexões Sobre O método Em Keynes”. Brazilian Journal of Political Economy 36 (1):70-90. https://doi.org/10.1590/0101-31572016v36n01a05.

Reflexões sobre o método em Keynes

Fernando Ferrari Filho
Professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS - Brasil e pesquisador do CNPq.
Fábio Henrique Bittes Terra
Professor adjunto da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG – Brasil.
Brazilian Journal of Political Economy, v. 36 n. 1 (2016), Jan-Mar / 2016, Pages 70-90

Resumo

Provavelmente, a questão do método seja uma das mais controvertidas discussões relacionadas à obra de Keynes. As controvérsias podem ser resumidas em três principais linhas: (i) o atomismo ou o organicismo como unidade de análise econômica de Keynes; (ii) a continuidade ou a descontinuidade das bases filosóficas, em termos epistemológicos e metodológicos, do pensamento de Keynes; e (iii) a especulação acerca do método científico utilizado por Keynes. O objetivo do artigo centra-se na última das linhas da controvérsia, qual seja, discutir o método científico na obra de Keynes. Subjacente a tal objetivo, apesar dos indícios de que o método do autor está relacionado tanto ao indutivo quanto ao histórico-indutivo, explorar-se-á o primeiro método, uma vez que, por um lado, ele diz respeito à teoria do conhecimento (epistemologia) desenvolvida por Keynes em seu Treatise on Probability e, por outro lado, ele está presente em algumas de suas importantes obras econômicas.

Classificação JEL: B2; B4; E12.


Palavras-chave: Keynes Teoria Keynesiana Metodologia Científica