A pandemia do Covid-19: cenários teóricos de seus impactos socioeconômicos na América Latina e no Caribe

v. 40 n. 4 (2020)

Out-Dez/2020
Publicado em outubro 23, 2020
PDF-English (English)
PDF-English (English)

Como Citar

Lanchimbra, Cintya, Andrea Bonilla-Bolaños, e Juan Pablo Díaz-Sánchez. 2020. “A Pandemia Do Covid-19: Cenários teóricos De Seus Impactos socioeconômicos Na América Latina E No Caribe”. Brazilian Journal of Political Economy 40 (4):622-46. https://doi.org/10.1590/0101-31572020-3199.

A pandemia do Covid-19: cenários teóricos de seus impactos socioeconômicos na América Latina e no Caribe

Cintya Lanchimbra
Associate Professor. IDEA Research Group, Department of Quantitative Economics, Escuela Politécnica Nacional, Quito, Ecuador & Institut de Recherche en Gestion et Economie, Université de Savoie Mont Blanc (IREGE/IAE Savoie Mont Blanc), Annecy, France.
Andrea Bonilla-Bolaños
Assistant Professor. IDEA Research Group, Department of Quantitative Economics, Escuela Politécnica Nacional, Quito, Ecuador &. CNRS, GATE Lyon-St Etienne, UMR n° 5824 Université de Lyon, France.
Juan Pablo Díaz-Sánchez
Associate Professor. IDEA Research Group. Department of Quantitative Economics, Escuela Politécnica Nacional, Quito, Ecuador
Brazilian Journal of Political Economy, v. 40 n. 4 (2020), Out-Dez/2020, Pages 622-646

Resumo

Este artigo apresenta alguns cenários teóricos dos impactos socioeconômicos causados pela pandemia da Covid-19 na América Latina e no Caribe (ALC). Para isso, após uma breve revisão da literatura de pandemias anteriores, usamos a teoria macro e microeconômica, juntamente com dados agregados, a fim de fornecer implicações esperadas da pandemia de Covid-19 para a região da ALC. No nível macroeconômico, explicamos como o choque de Covid-19 está causando uma redução na oferta agregada e na demanda agregada, mergulhando a região em uma recessão, e por que essa recessão é perigosamente prejudicial para as economias da ALC. No nível micro, descrevemos por que algumas empresas se adaptariam para permanecer no mercado ou até para crescer; por outro lado, alguns deles sairiam do mercado no curto prazo. Para os consumidores, o impacto dessa crise sanitária está relacionado à mudança nas preferências e nas relações dos familiares devido a quarentenas prolongadas.

Classificação JEL: D10; D20; D84; E10; F22.


Palavras-chave: América Latina e Caribe Covid-19 implicações socioeconômicas