Investimentos em infraestrutura de transportes e desigualdades regionais no Brasil: uma análise dos impactos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)

v. 36 n. 4 (2016)

Out-Dez / 2016
Publicado em outubro 1, 2016
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Como Citar

Costa da Silva, Guilherme Jonas, Humberto Eduardo de Paula Martins, e Henrique Dantas Neder. 2016. “Investimentos Em Infraestrutura De Transportes E Desigualdades Regionais No Brasil: Uma análise Dos Impactos Do Programa De Aceleração Do Crescimento (PAC)”. Brazilian Journal of Political Economy 36 (4):840-63. https://doi.org/10.1590/0101-31572016v36n04a10.

Investimentos em infraestrutura de transportes e desigualdades regionais no Brasil: uma análise dos impactos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)

Guilherme Jonas Costa da Silva
Professor Adjunto do Instituto de Economia e Tutor do Grupo PET Economia da Universidade Federal de Uberlândia.
Humberto Eduardo de Paula Martins
Professor Associado do Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia.
Henrique Dantas Neder
Professor Titular do Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia.
Brazilian Journal of Political Economy, v. 36 n. 4 (2016), Out-Dez / 2016, Pages 840-863

Resumo

O trabalho tem por objetivo analisar os efeitos dos investimentos em infraestrutura, em particular, de transportes, realizados no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) sobre a dinâmica regional brasileira. As hipóteses investigadas no trabalho são: (i) os investimentos em infraestrutura contribuem para o crescimento econômico dos estados brasileiros; (ii) os investimentos em infraestrutura realizados no âmbito do PAC têm contribuído para aumentar as taxas de crescimento econômico dos estados brasileiros, (iii) bem como para alterar a dispersão das taxas de crescimento econômico entre os estados, em particular, a favor dos estados de menor produto. Para tanto, emprega-se a metodologia de dados em painel e Bootstrapping para as estimativas e predições realizadas, respectivamente. Os resultados empíricos confirmaram apenas a primeira hipótese, mas não as demais, indicando que o PAC não tem contribuído significativamente para aumentar a taxa média de crescimento do produto per capita dos estados e nem para reduzir as desigualdades regionais no País.

Classificação JEL: H54; O40; C53.


Palavras-chave: Infraestrutura de Transportes Desigualdades Regionais Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Dados em Painel bootstrapping Brasil