Análise dos efeitos do Novo Regime Automotivo (1996-1999) e o Inovar-Auto (2012-2017)

v. 41 n. 1 (2021)

Jan-Mar / 2021
Publicado em fevereiro 9, 2021
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Como Citar

Santos, Rodrigo Silveira dos, Reno Schmidt Junior, Vivian Sebben Adami, e Fabrício Carlos Schmidt. 2021. “Análise Dos Efeitos Do Novo Regime Automotivo (1996-1999) E O Inovar-Auto (2012-2017)”. Brazilian Journal of Political Economy 41 (1):137-54. https://doi.org/10.1590/0101-31572021-2992.

Análise dos efeitos do Novo Regime Automotivo (1996-1999) e o Inovar-Auto (2012-2017)

Rodrigo Silveira dos Santos
Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), Ijuí/RS, Brasil.
Reno Schmidt Junior
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo/RS, Brasil.
Vivian Sebben Adami
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo/RS, Brasil.
Fabrício Carlos Schmidt
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo/RS, Brasil.
Brazilian Journal of Political Economy, v. 41 n. 1 (2021), Jan-Mar / 2021, Pages 137-154

Resumo

O objetivo do artigo foi realizar uma análise dos efeitos do Novo Regime Automotivo e do Inovar-Auto quanto à produção nacional, exportação e importação de veículos automotores, através de avaliação comparativa destas duas políticas públicas. Para esta comparação foram utilizados dados reais da indústria automobilística, bem como informações obtidas através da promulgação de leis, medidas provisórias e decretos. Nenhum regime mostrou-se plenamente eficaz para ampliar a produção nacional em relação à produção mundial. O primeiro regime mostrou-se eficaz para ampliar as exportações relativas, contudo o mesmo não foi válido para o segundo regime e ambos os regimes se mostraram eficazes na redução das importações.

Classificação JEL: F13; L52; L62.


Palavras-chave: Indústria automobilística política pública política industrial Novo Regime Automotivo Inovar-Auto