Revisando perspectivas sobre impactos em terceiros países dos acordos comerciais megarregionais: implicações para o Brasil

v. 39 n. 1 (2019)

Jan-Mar / 2019
Publicado em janeiro 1, 2019
PDF-English (English)
PDF-English (English)

Como Citar

Sondergaard, Niels. 2019. “Revisando Perspectivas Sobre Impactos Em Terceiros países Dos Acordos Comerciais Megarregionais: Implicações Para O Brasil”. Brazilian Journal of Political Economy 39 (1):51-70. https://doi.org/10.1590/0101-35172019-2861.

Revisando perspectivas sobre impactos em terceiros países dos acordos comerciais megarregionais: implicações para o Brasil

Niels Sondergaard
Doutorando, Instituto de Relações Internacionais, Universidade de Brasília, Brasília –Bolsista do Conselho de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). DF, Brasil.
Brazilian Journal of Political Economy, v. 39 n. 1 (2019), Jan-Mar / 2019, Pages 51-70

Resumo

O presente artigo-resenha examina o impacto potencial dos acordos comerciais mega-regionais no Brasil como um terceiro-país. A literatura inicialmente revisada identifica a "regulação profunda" proposta nos acordos mega-regionais como uma expressão de mudanças estruturais no sistema comercial internacional, o que, apesar da presente estagnação dessas negociações, aponta à relevância de escrutinar o seu impacto potencial em países excluídos. O artigo subsequentemente examina projeções feitas sobre os impactos econômicas de curto e médio prazos deste tipo de acordo comercial no Brasil como um terceiro-país, e em seguida engaja-se com perspectiva que tratam as suas implicações estruturais de longo prazo. 

Classificação JEL: F17.


Palavras-chave: Acordos megarregionais Brasil Cooperação regulatória Harmonização regulatória Balança comercial