Gênese e agenda do novo desenvolvimento brasileiro

v. 33 n. 1 (2013)

Jan-Mar / 2013
Publicado em janeiro 1, 2013
PDF-Portuguese
PDF-Portuguese

Como Citar

Mattei, Lauro. 2013. “Gênese E Agenda Do Novo Desenvolvimento Brasileiro”. Brazilian Journal of Political Economy 33 (1):41-59. https://bjpe.org.br/repojs/index.php/journal/article/view/300.

Gênese e agenda do novo desenvolvimento brasileiro

Lauro Mattei
Especialista em políticas públicas pela Universidade do Texas (EUA), doutor em Economia pela Unicamp e pós-doutorado pela Universidade de Oxford. Professor dos cursos de graduação e pós-graduação em Economia e de pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisador do OPPA-CPDA-UFRRJ.
Brazilian Journal of Political Economy, v. 33 n. 1 (2013), Jan-Mar / 2013, Pages 41-59

Resumo

O debate sobre o modelo de desenvolvimento do Brasil retornou novamente à arena pública na primeira década do século XXI, após duas décadas de políticas econômicas ortodoxas que incentivaram os países não desenvolvidos a adotar políticas econômicas liberais como suas estratégias de crescimento preferidas. Como o Brasil não alcançou estabilidade econômica nem desenvolvimento, a discussão de novas estratégias de desenvolvimento retornou como um tema de pesquisa popular. É nesse contexto que surge uma nova teoria do desenvolvimento - o neo-desenvolvimentismo. O objetivo deste artigo é revisar as origens desse debate e as principais proposições defendidas pelo grupo com o objetivo de implementar uma nova política de modelo de desenvolvimento no país. As principais conclusões são que este grupo teve uma contribuição importante na manutenção do debate sobre o desenvolvimento na agenda pública, além de propor uma nova abordagem teórica chamada “desenvolvimento macroeconômico estruturalista".

Classificação JEL: O10.


Palavras-chave: desenvolvimento Novo Desenvolvimentismo política econômica