Keynes e o conceito de capital: reflexões epistemológicas a respeito das premissas sraffianas da Teoria Geral

v. 33 n. 3 (2013)

Jul-Set / 2013
Publicado em julho 1, 2013
PDF-Portuguese
PDF-Portuguese

Como Citar

Herscovici, Alain. 2013. “Keynes E O Conceito De Capital: Reflexões epistemológicas a Respeito Das Premissas Sraffianas Da Teoria Geral: ”. Brazilian Journal of Political Economy 33 (3):486-504. https://bjpe.org.br/repojs/index.php/journal/article/view/324.

Keynes e o conceito de capital: reflexões epistemológicas a respeito das premissas sraffianas da Teoria Geral

Alain Herscovici
Doutor em Economia pelas Universidades de Paris I Panthéon-Sorbonne e de Amiens, Coordenador do Grupo de Estudo em Macroeconomia (GREM) do Departamento de Economia da UFES, Professor do Mestrado e pesquisador do CNPq.
Brazilian Journal of Political Economy, v. 33 n. 3 (2013), Jul-Set / 2013, Pages 486-504

Resumo

Este artigo tem como objetivo examinar a concepção da natureza do capital usada por Keynes na Teoria Geral, mostrar até que ponto esse conceito é semelhante à concepção de Sraffa e destacar as implicações relacionadas a esse conceito, em termos de instabilidade estrutural. . Então, estudarei os mecanismos que explicam a decisão de investimento em um ambiente com forte incerteza, as modalidades de agregação de diferentes gerações de capital e a instabilidade do equilíbrio. A convergência entre as abordagens keynesiana e sraffiana deriva dessa concepção comum de capital. Finalmente, examinarei as implicações em relação à estrutura dos modelos agregados.

Classificação JEL: B41; E11; E12.


Palavras-chave: expectativas de longo prazo instabilidade estrutural agregação de capital taxa de juros