Taxa real de câmbio e mudança estrutural num modelo Kaldoriano de crescimento com restrição de balanço de pagamentos

v. 38 n. 1 (2018)

Jan-Mar / 2018
Publicado em janeiro 1, 2018
PDF-English (English)
PDF-English (English)

Como Citar

Mattos Santana, Bernardo, e José Luis Oreiro. 2018. “Taxa Real De câmbio E mudança Estrutural Num Modelo Kaldoriano De Crescimento Com restrição De balanço De Pagamentos”. Brazilian Journal of Political Economy 38 (1):48-69. https://doi.org/10.1590/0101-31572018v38n01a03.

Taxa real de câmbio e mudança estrutural num modelo Kaldoriano de crescimento com restrição de balanço de pagamentos

Bernardo Mattos Santana
Master in Economics, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Economist of Banco Nacional do Desenvolvimento Economico e Social (BNDES).
José Luis Oreiro
Professor at Departamento de Economia, Universidade de Brasília (UnB). Level IB Researcher at CNPq.
Brazilian Journal of Political Economy, v. 38 n. 1 (2018), Jan-Mar / 2018, Pages 48-69

Resumo

O presente artigo tem por objetivo desenvolver um modelo Kaldoriano de crescimento que (i) incorpore a restrição de balanço de pagamentos, eliminando assim a inconsistência presente nos MCRBP; e (ii) estabeleça um mecanismo pelo qual o nível da taxa real de câmbio possa afetar o crescimento de longo-prazo das economias capitalistas. Uma inovação importante introduzida no modelo que será desenvolvido ao longo desse artigo é a hipótese de que o coeficiente de Kaldor-Verdoorn - que capta a sensibilidade da taxa de crescimento da produtividade do trabalho com respeito a taxa de crescimento do produto real - depende da participação da indústria no PIB. Essa hipótese permitirá introduzir no modelo a possibilidade de mudança estrutural, a qual é entendida como um processo dinâmico mediante o qual a participação da indústria no produto se altera ao longo do tempo. Dessa forma, será possível analisar as propriedades dinâmicas do modelo tanto no caso em que a estrutura produtiva é mantida constante (caso sem mudança estrutural), como no caso em que a mesma se altera em decorrência de algum processo econômico (caso com mudança estrutural).

Classificação JEL: O1; O11; O12.


Palavras-chave: Crescimento puxado pela demanda câmbio real mudança estrutural