Economia política do acordo comercial preferencial

v. 27 n. 2 (2007)

Apr-Jun / 2007
Publicado em março 17, 2020
PDF-English (English)
PDF-English (English)

Como Citar

Motta, Daniel Augusto. 2007. “Economia política Do Acordo Comercial Preferencial: O Caso Da negociação assimétrica Bilateral”. Brazilian Journal of Political Economy 27 (2):193-208. https://bjpe.org.br/repojs/index.php/journal/article/view/561.

Economia política do acordo comercial preferencial

o caso da negociação assimétrica bilateral

Daniel Augusto Motta
Doctor in Economics at IPE-USP and MA in Financial Economics at FGV-EAESP. Professor of Economics at Ibemc-São Paulo and FGV-EAESP
Brazilian Journal of Political Economy, v. 27 n. 2 (2007), Apr-Jun / 2007, Pages 193-208

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a economia política de acordos comerciais preferenciais com base em um jogo político não-cooperativo sequencial de Stackelberg entre uma economia grande e uma pequena, em que a disputa política de grupos de pressão rival define a posição unilateral de ambos os governos na primeira etapa e o equilíbrio à  "prova de coalizão” de Stackelberg define o formato do acordo de livre comércio na segunda etapa. Finalmente, são discutidas algumas modificações na estrutura inicial do jogo, a fim de aumentar o poder de negociação da pequena economia. O modelo de economia política é aplicado ao caso da ALCA.

Classificação JEL: F02; F13; F15.


Palavras-chave: ALCA economia política barganha jogos não-cooperativos