Influência construtiva: industrialização do pós-guerra no Estado de Minas Gerais, Brasil

v. 27 n. 2 (2007)

Apr-Jun / 2007
Publicado em março 17, 2020
PDF-English (English)
PDF-English (English)

Como Citar

Haddad, Eduardo A., Geoffrey Hewings, Fernanda Leon, e Raul Cristovão dos Santos. 2007. “Influência Construtiva: Industrialização Do pós-Guerra No Estado De Minas Gerais, Brasil”. Brazilian Journal of Political Economy 27 (2):281-300. https://bjpe.org.br/repojs/index.php/journal/article/view/566.

Influência construtiva: industrialização do pós-guerra no Estado de Minas Gerais, Brasil

Eduardo A. Haddad
Departamento de Economia da FEA/USP, Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas - Fipe Regional Economics Applications Laboratory, University of Illinois, with scholarship at CNPq and Fapesp
Geoffrey Hewings
Regional Economics Applications Laboratory, University of Illinois
Fernanda Leon
Cornell University
Raul Cristovão dos Santos
Departamento de Economia da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo
Brazilian Journal of Political Economy, v. 27 n. 2 (2007), Apr-Jun / 2007, Pages 281-300

Resumo

ste artigo examina o processo de industrialização do pós-guerra no estado brasileiro de Minas Gerais, com foco em um de seus resultados desejáveis, a saber, a capacidade de gerar crescimento através do impacto de fortes vínculos insumo-produto. Esse processo é colocado em perspectiva histórica, considerando as idéias que permeiam o debate sobre desenvolvimento econômico ao longo do período de análise. As mudanças na estrutura econômica regional são avaliadas através do uso de três tabelas de insumo-produto para os anos de 1953, 1980 e 1995. Ao adotar a metodologia dos campos de influência como núcleo analítico, mostra-se que os esforços para a criação de um ambiente mais a economia regional integrada gerou uma influência mais forte dos setores visados (produtos de metal, equipamentos de transporte, produtos químicos e serviços). No entanto, mudanças estruturais também contribuíram para fortalecer os vazamentos no sistema originados nas atividades econômicas tradicionais.

Classificação JEL: C67; R58; O18.


Palavras-chave: entrada-saída políticas de desenvolvimento análise estrutural economia de Minas Gerais