Relação entre mercado de terras, crescimento econômico e insegurança fundiária, explicada por um modelo a "geração imbricada"

v. 26 n. 4 (2006)

Jul-Set / 2006
Publicado em julho 1, 2006
PDF-Portuguese
PDF-Portuguese

Como Citar

Araujo, Claudio, Catherine Araujo Bonjean, Jean-Louis Combes, e Pascale Combes Motel. 2006. “Relação Entre Mercado De Terras, Crescimento econômico E insegurança fundiária, Explicada Por Um Modelo a "Geração imbricada"”. Brazilian Journal of Political Economy 26 (4):575-95. https://bjpe.org.br/repojs/index.php/journal/article/view/617.

Relação entre mercado de terras, crescimento econômico e insegurança fundiária, explicada por um modelo a "geração imbricada"

Claudio Araujo
professor - pesquisador CNRS
Catherine Araujo Bonjean
professora - pesquisadora CNRS
Jean-Louis Combes
professor-pesquisador Centre D’Études et de Recherches sur le Développement International, Université d’Auvergne, França
Pascale Combes Motel
Professora pesquisadora do Centre D’Études et de Recherches sur le Développement International, Université d’Auvergne, França
Brazilian Journal of Political Economy, v. 26 n. 4 (2006), Jul-Set / 2006, Pages 575-595

Resumo

Neste artigo, analisamos a relação entre as falhas do mercado de terras e o crescimento econômico no Brasil, partindo de um modelo de sobreposição que inclui dois setores: agrícola e industrial. A terra é um fator específico para a agricultura e um ativo que pode ser substituído pelo capital usado na indústria. A troca entre posse de terra e capital depende, entre outros fatores, dos custos de transação no mercado de terras. Esses custos resultam da insegurança da terra e geram uma diminuição no preço da terra que favorece a acumulação de capital. Duas premissas seguem nosso modelo: por um lado, a insegurança da terra tem um efeito negativo no preço da terra; por outro lado, tem um efeito positivo no crescimento econômico. Essas duas hipóteses são testadas em dados de painel para a Federação Brasileira. Os resultados econométricos não rejeitam nossa hipótese.

Classificação JEL: O41, Q15, O54.


Palavras-chave: preço da terra terra-capital de troca modelo sobreposto