Uma avaliação formal da teoria e da política novo desenvolvimentista

v. 38 n. 3 (2018)

Jul-Set / 2018
Publicado em fevereiro 26, 2020
PDF-English (English)
PDF-English (English)

Como Citar

Dvoskin, Ariel, e Germán David Feldman. 2018. “Uma avaliação Formal Da Teoria E Da política Novo Desenvolvimentista”. Brazilian Journal of Political Economy 38 (3):395-413. https://doi.org/10.1590/0101-3157-2018-2892.

Uma avaliação formal da teoria e da política novo desenvolvimentista

Ariel Dvoskin
CONICET/Institute for High Social Studies (IDAES), National University of General San Martín (UNSAM), Argentina.
Germán David Feldman
CONICET/Institute for High Social Studies (IDAES), National University of General San Martín (UNSAM), Argentina.
Brazilian Journal of Political Economy, v. 38 n. 3 (2018), Jul-Set / 2018, Pages 395-413

Resumo

Desenvolvemos uma estrutura formal que endogeneiza a estrutura produtiva de uma pequena economia periférica aberta como o resultado de um problema de escolhas técnicas. Em seguida, examinamos as principais teses teóricas e prescrições políticas da abordagem neodesenvolvimentista do desenvolvimento econômico. Argumentamos que: a) não apenas o padrão de especialização depende das condições técnicas, mas também da distribuição de renda; b) numa economia sem rendas, o nível do rácio do salário nominal-taxa de câmbio é determinado univocamente quando a taxa de lucros é conhecida e mostra uma relação inversa com a mesma; c) se as rendas diferenciais forem consideradas, o nível da taxa de lucros pode ser estabelecido independentemente do rácio do salário monetário; d) o nível da taxa de câmbio que garante a rentabilidade normal do setor primário não precisa coincidir com a taxa de equilíbrio em conta corrente; e) a taxa de câmbio efetiva não precisa gravitar em torno de nenhum desses dois níveis anteriores, que devem ser vistos como limiares mínimos da taxa efetiva; e) as consequências distributivas desagradáveis da depreciação da taxa de câmbio podem ser parcialmente evitadas por meio de impostos de exportação que não elevam os custos de produção de commodities primárias.

Classificação JEL: B22; E11; F43.


Palavras-chave: conflito distributivo doença holandesa política cambial novo desenvolvimentismo padrões de especialização