Exportações brasileiras, chinesas e indianas: o mercado regional é realmente uma fonte de aprendizado?

v. 33 n. 1 (2013)

Jan-Mar / 2013
Publicado em janeiro 1, 2013
PDF-English (English)
PDF-English (English)

Como Citar

Baumann, Renato. 2013. “Exportações Brasileiras, Chinesas E Indianas: O Mercado Regional é Realmente Uma Fonte De Aprendizado?”. Brazilian Journal of Political Economy 33 (1):102-19. https://bjpe.org.br/repojs/index.php/journal/article/view/303.

Exportações brasileiras, chinesas e indianas: o mercado regional é realmente uma fonte de aprendizado?

Renato Baumann
Technical staff of IPEA and professor at Universidade de Brasília. This work could not be done without the efficient support by Rubem Ceratti, from IPEA, in processing primary data.
Brazilian Journal of Political Economy, v. 33 n. 1 (2013), Jan-Mar / 2013, Pages 102-119

Resumo

Em alguns países da América Latina, a atividade exportadora começa em nível regional, com os produtores apenas posteriormente se aventurando em mercados mais competitivos. O risco implícito é que um país nunca possa progredir do estágio regional para um mercado mais global. Este artigo compara as experiências do Brasil, China e Índia. Mostra-se que o Brasil contava com o mercado regional com muito mais intensidade do que esses países asiáticos. Houve ganhos claros para a China e a Índia por terem explorado mercados mais sofisticados desde o início de sua campanha de exportação.

Classificação JEL: F13; F14; F15; F43


Palavras-chave: mercado internacional mercado regional concorrência nas exportações exportações de manufaturados sobrevivência da exportação