A crise global e suas implicações para os países em desenvolvimento e os BRICs

v. 29 n. 4 (2009)

Out-Dez / 2009
Publicado em outubro 1, 2009
PDF-English (English)
PDF-English (English)

Como Citar

Kregel, Jan. 2009. “A Crise Global E Suas implicações Para Os países Em Desenvolvimento E Os BRICs”. Brazilian Journal of Political Economy 29 (4):341-56. https://bjpe.org.br/repojs/index.php/journal/article/view/501.

A crise global e suas implicações para os países em desenvolvimento e os BRICs

Jan Kregel
Levy Economics Institute of Bard College
Brazilian Journal of Political Economy, v. 29 n. 4 (2009), Out-Dez / 2009, Pages 341-356

Resumo

Os países em desenvolvimento experimentaram alto crescimento e baixa inflação no novo milênio. Isso se deve em parte ao impacto da expansão nos mercados financeiros dos países desenvolvidos na demanda por exportações. Especialmente positivo foi o desempenho dos chamados BRICs - Brasil, Rússia, Índia e China. O colapso dos mercados financeiros eliminará o impacto positivo do crescimento liderado pelas exportações. Uma estratégia alternativa será necessária. Uma possibilidade é aproveitar as fontes de demanda domésticas. O Brasil está bem posicionado para se engajar em tal estratégia e já possui várias políticas para apoiar essa alternativa. Eles devem ser introduzidos rapidamente.

Classificação JEL: O11; O16; O23; O24; O10; O19.


Palavras-chave: Crescimento liderado pela exportação; crise financeira e desenvolvimento BRICs estratégias nacionais de desenvolvimento