As duas vias do princípio das vantagens comparativas de David Ricardo e o padrão-ouro

v. 27 n. 3 (2007)

Jul-Set / 2007
Publicado em março 17, 2020
PDF-Portuguese
PDF-Portuguese

Como Citar

Gontijo, Cláudio. 2007. “As Duas Vias Do princípio Das Vantagens Comparativas De David Ricardo E O padrão-Ouro: Um Ensaio crítico”. Brazilian Journal of Political Economy 27 (3):413-30. https://bjpe.org.br/repojs/index.php/journal/article/view/573.

As duas vias do princípio das vantagens comparativas de David Ricardo e o padrão-ouro

um ensaio crítico

Cláudio Gontijo
Professor da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais e da Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais.
Brazilian Journal of Political Economy, v. 27 n. 3 (2007), Jul-Set / 2007, Pages 413-430

Resumo

Este artigo retoma criticamente o princípio de vantagens comparativas de Ricardo, apontando problemas de coerência interna que foram negligenciados pela literatura especializada. Primeiro, os desequilíbrios duradouros observados na balança comercial parecem incompatíveis com a idéia de que esses desequilíbrios são causados por avanços técnicos que alteram os preços relativos. Segundo, as vantagens comparativas não parecem funcionar em uma economia com um dinheiro de mercadoria aceito universalmente. Finalmente, a contradição entre os mecanismos padrão-ouro, regidos pela "Lei do Refluxo" de Smith, e a teoria quantitativa do dinheiro, que é uma condição necessária para o "segundo caminho" da teoria das vantagens comparativas.

Classificação JEL: F10.


Palavras-chave: teoria do comércio internacional teoria Ricardina do comércio internacional vantagens comparativas