Determinantes da intensidade tecnológica das exportações estaduais no período de ascensão do preço das commodities

v. 41 n. 1 (2021)

Jan-Mar / 2021
Publicado em fevereiro 9, 2021
PDF-Portuguese
PDF-Portuguese

Como Citar

Teixeira, Felipe Orsolin, Daniel Arruda Coronel, e José Luis da Costa Oreiro. 2021. “Determinantes Da Intensidade tecnológica Das exportações Estaduais No período De ascensão Do preço Das Commodities”. Brazilian Journal of Political Economy 41 (1):176-97. https://doi.org/10.1590/0101-31572021-3029.

Determinantes da intensidade tecnológica das exportações estaduais no período de ascensão do preço das commodities

Felipe Orsolin Teixeira
Doutorando em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Rio Grande do Sul, RS, Brasil.
Daniel Arruda Coronel
Professor Associado do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Diretor da Editora UFSM e Bolsista de Produtividade do CNPq, Santa Maria, Rio Grande do Sul, RS, Brasil.
José Luis da Costa Oreiro
Professor Associado do Departamento de Economia da Universidade de Brasília (UNB), Pesquisador nível IB do CNPq, Brasília, DF, Brasil. Pesquisador Associado do Centro de Estudos do Novo-Desenvolvimentismo da FGV-SP, São Paulo, SP, Brasil.
Brazilian Journal of Political Economy, v. 41 n. 1 (2021), Jan-Mar / 2021, Pages 176-197

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar o comportamento e os determinantes das exportações dos estados brasileiros, por níveis de intensidade tecnológica, para o período de ascensão nos preços das commodities. Os resultados mostraram que setores de maior tecnologia perderam representatividade nas exportações e que a taxa real de câmbio pode facilitar o acesso de setores estratégicos no mercado internacional. 

Classificação JEL: F43; R11; C23.


Palavras-chave: Exportações intensidade tecnológica estados brasileiros