v. 32 n. 2 (2012): Abr-Jun / 2012


v. 32 n. 2 (2012)

Abr-Jun / 2012
Publicado em abril 1, 2012

Artigo


Neutralizando a tendência do aumento dos salários abaixo da taxa de produtividade
Pierre Salama
Brazilian Journal of Political Economy

A aparente estabilidade nas ações relativas da receita durante os anos 2000, ou mesmo o aumento crescente da participação salarial nos países latino-americanos, parece ser uma "surpresa" na opinião de Kaldor, ou mesmo um "mistério" para Schumpeter, ou, finalmente, "a reprovação à teoria econômica ", segundo Robinson. Várias teorias que tentam explicar o compartilhamento de valor agregado insistem em tamanho relativo do investimento, economia de importância, diferentes tipos de progresso técnico (tendencioso ou não), quantidade de capacidade ociosa, estrutura de custos, importância de produtos intermediários, taxas de marcação mais altas pesquisadas por empreendedores e, consecutivamente , em conflito distributivo. Analisaremos os principais modelos macroeconômicos - os de Kaldor, Robinson e Kalecki - para superar essa "reprovação à teoria econômica".

Classificação JEL: E12; D33; O1; O15; O54.


Reciprocidade implícita e crescimento na economia internacional: Uma perspectiva estruturalista
Mario Cimoli, Gabriel Porcile, Guilherme Souza e Silva
Brazilian Journal of Political Economy

Este artigo discute algumas das idéias estruturalistas sobre coordenação internacional e crescimento em um sistema internacional formado por países cujas estruturas produtivas e capacidades tecnológicas são fortemente assimétricas. Essas idéias são formalizadas tomando como ponto de partida o modelo de crescimento restrito da balança de pagamentos keynesiana com dois países. A esse modelo é adicionada uma função (com base na literatura atualizada) em que a elasticidade-renda da demanda por exportações e importações depende da lacuna tecnológica. O modelo permite discutir as inter-relações entre as políticas fiscal e industrial e tecnológica. Também permite encontrar a taxa de crescimento dos gastos autônomos na periferia, o que garante que ele use todo o câmbio que ganha para promover o crescimento econômico (o princípio da "reciprocidade automática").

Classificação JEL: F41; F43; O54


Investimento na economia brasileira durante a crise
Roberto Meurer
Brazilian Journal of Political Economy

Neste breve artigo, analisa-se se os fluxos financeiros e as concessões de crédito explicam o comportamento do investimento na economia brasileira durante a crise de 2008. Além da importância da demanda, as mudanças nas expectativas parecem ser uma importante fonte de instabilidade no investimento e, consequentemente, na economia.

Classificação JEL: E22; E27; F32.


Teorias do comércio internacional: um debate sobre a relação entre crescimento econômico e inserção externa
Uallace Moreira
Brazilian Journal of Political Economy

O artigo analisa a importância atribuída ao setor da indústria de alta tecnologia no processo de crescimento econômico, em sua relação com o comércio internacional. Considerando inicialmente argumentos liberais que desconsideram a especialização produtiva e comercial como causa de desenvolvimento econômico desigual, o artigo discute alguns argumentos institucionalistas e evolucionistas que, desde List, enfatizam que a especialização em alta tecnologia é importante para a taxa de aumento da produtividade e a superação restrições cambiais ao crescimento.

Classificação JEL: F000; F100; O300; O430.


A proteção social entre a luz e a sombra
Stefania Vaccaro
Brazilian Journal of Political Economy

Este artigo tenta revelar alguns traços de formação de sujeitos enfrentados por ela e pela sociedade para discutir a importância da proteção social na economia do conhecimento como fator de expansão das potencialidades humanas. O pressuposto é que a conexão entre o indivíduo e o mundo ocorre em uma relação dinâmica em que o indivíduo molda a sociedade e a sociedade é moldada pelo indivíduo. A psicologia social de Fromm (1941) é usada para esclarecer o surgimento dos medos e paixões humanas e de Gorz no conceito material (2003).

Classificação JEL: E20; E61; P41.


Política fiscal e investimento privado. A América Latina numa perspectiva comparativa
Emilio Caballero U., Julio López G.
Brazilian Journal of Political Economy

O principal objetivo do artigo é avaliar o impacto de variáveis ??fiscais no investimento privado, comparando algumas economias latino-americanas com outras avançadas. Para tanto, os autores realizam uma análise econométrica para o período 1990-2008. Eles usam dois modelos de painéis dinâmicos nos quais agrupam países com características e níveis de desenvolvimento semelhantes. Em um deles, eles incluem México, Brasil, Chile, Colômbia e Uruguai; enquanto no segundo os países responsáveis ??são os EUA, Canadá, Espanha, Coréia, Irlanda e Japão. Eles especificam em ambos os modelos uma função de investimento usando como argumentos uma ampla gama de variáveis, incluindo aquelas relacionadas à política fiscal. A partir de seus resultados, os autores inferem que os governos podem, com gastos mais altos, impulsionar a economia mesmo quando financiam gastos com impostos mais altos. Na América Latina, onde a concentração de renda é enorme, uma proposta para impulsionar a economia através de maiores gastos governamentais financiados com um imposto progressivo sobre a renda é ainda mais justificada.

Classificação JEL: E1; E6; H6.


A gerência recente do endividamento público brasileiro
Pedro Maia da Cunha, Márcio G. P. Garcia
Brazilian Journal of Political Economy

Utilizamos duas estruturas para analisar o recente gerenciamento da dívida pública brasileira. O primeiro abrange a análise ótima da gestão da dívida pública brasileira, examinando as correlações entre as principais variáveis às quais a dívida pública está indexada. O segundo visa abordar as conseqüências das recentes políticas econômicas brasileiras, como acúmulo de reservas internacionais por meio de intervenções esterilizadas pelo Banco Central e capitalização excessiva de instituições financeiras federais. Essas políticas têm impactos fiscais importantes, embora muitas vezes ignorados, que se tornaram importantes para determinar o tamanho atual, a maturidade e a composição do estoque da dívida pública.

Classificação JEL: H63; E58.


Metas de inflação, regra de Taylor e neutralidade da moeda: uma crítica Pós-keynesiana
Mariana de Lourdes Moreira Lopes, Maria de Lourdes Rollemberg Mollo, Fabiana Silvio Colbano
Brazilian Journal of Political Economy

Este artigo discute criticamente o regime de metas de inflação proposto por economistas ortodoxos, em particular a Regra de Taylor. O artigo descreve como a Regra de Taylor assume o argumento da neutralidade monetária herdada da Teoria Quantitativa da Moeda. Ele discute criticamente as formas de operação da regra e os impactos negativos da taxa de juros sobre o produto potencial. Nesse sentido, o artigo mostra os possíveis círculos viciosos da política monetária quando o dinheiro não é neutro, como é o caso dos economistas pós-keynesianos. A relação das taxas de juros, do produto potencial e do hiato do produto é ilustrada em algumas estimativas, utilizando a metodologia do Vector Auto-regressiva no caso brasileiro.

Classificação JEL: E12; E52.


Corrupção, renda e estado de direito: evidências empíricas de países em desenvolvimento e desenvolvidos
Helder Ferreira de Mendonça, André da Fonseca
Brazilian Journal of Political Economy

Este artigo apresenta uma análise empírica baseada em dados entre países relacionados a dois pontos em relação à corrupção: (i) seus efeitos sobre a renda; e (ii) como mitigar a corrupção. Os resultados podem ser destacados em dois pontos. Primeiro, a ideia de que a corrupção está intrinsecamente conectada à renda é confirmada. Em segundo lugar, o argumento tradicional de que um aumento do Estado de Direito representa uma boa estratégia no combate à corrupção é válido para os países em desenvolvimento. Além disso, este estudo revela que a busca pelo aumento do índice de desenvolvimento humano representa uma regra prática para altos níveis de renda e controle da corrupção.

Classificação JEL: N; D73.


As fases históricas do debate sobre a transformação dos valores em preços de produção
Tiago Camarinha Lopes
Brazilian Journal of Political Economy

Embora o problema da transformação em geral não tenha uma solução amplamente aceita, é possível reconhecer o progresso científico quando as fases históricas do debate são colocadas lado a lado para se complementarem. Portanto, o debate originou-se do desafio da conciliação da lei do valor com uma taxa de lucro média igual, embora às vezes considerada infrutífera pelos economistas, mostra evolução a longo prazo, porque força escolas econômicas não marxistas a enfrentar concretamente o lado da qualidade do valor na teoria e desenvolver modelos abstratos da economia planejada na prática.

Classificação JEL: B12; B24; B51.

Documento


Dez teses sobre novo desenvolvimentismo
Manuel Agosin
Brazilian Journal of Political Economy

No volume 31 (5) de 2011 desta revista, publicamos essas dez teses, mas, por engano, usamos uma
versão dele. Esta é a versão final correta.